"NAO ESTOU DE ACORDO COM O QUE DIZES, MAS

DEFENDEREI ATÉ A MORTE TEU DIREITO DE DIZÊ-LO!"

EVELYN B. HALL (atribuida a Voltaire).



viernes, 27 de mayo de 2011

"ELES" estao identificados, mas ninguem os chama pelo nome

Entre muitos cartazes do movimento 15-M à porta do Sol, em Madrid, lia-se nalgum deles: "Gregos, despertai!".
Poucos dias depois em Atenas num grande cartaz com banbeira espanhola lia-se, "Ya hemos despertado. ¿Que horas son?¿ Es tiempo para que ellos se vayan"?__ Jà estamos despertos. Que horas sao? É tempo para que "Eles" partam?__. Enquanto isso, os portugueses dizem que devem adquirir submarinos para que quando "Eles" cheguem se defendam de seus ataques.
Lá vao anos, um prelado moçambicano depois de um encontro da Conferencia Episcopal Moçambicana com um Presidente da Republica visando buscar vias para o desenvolvimento do pais contou-nos que o entao Pai da Naçao lhes havia respondido que "Eles" o tinham condicionado e só devia mover-se segundo os criterios que haviam imposto para o pais. Anos depois ouvi num discurso daquele ex-lider máximo falar dEles e dizia que "Eles" haviam destruido a industria de caju em Moçambique como tambem a de sabao (Monapo). Soube depois que "Eles" queriam trazer para o pais semente geneticamente modificada, mas desta vez, ele foi enérgico e disse "nao"__ Está de parabens__. Provavelmente sejam eles que sugerem a privatizaçao da terra (coisa que um outro chefe de estado negou). Faz muito pouco "Eles" disseram bem alto que "Em Moçambique nao há oprtunidades de negocio"__. Mentirosos! A questao é seguitnte: Na perola do Indico a actividade informal nao os deixa espaço de manobra para a consecuçao de seus fins. Querem fazer monopolios comerciais, mas os nossos peritos na arte de sobreviver, que depois de muita perseguiçao com pejorativos de bandidos, candongueiros, etc. sobreviveram a grandes ataques e emboscadas como caso de "Antiga Gorongosa" de Nampula, onde eu já vi correr sangue deles, e sairam vencedores com a condecoraçao heroica e histórica de "Comerciantes Informais"__, merecido premio. E a respeito disso os povos da regiao, sobretudo o sul-africano, 'tiram chapeu' aos moçambicanos: ( em Gauteng, as conversas com amigos e curiosos giravam sempre à volta disto quando là estive: Como sabem valer-se os moçambicanos!).
No que diz respeito á privatizaçao de terras__ eu digo 'Nao!' e convido a voce que diga o mesmo__. Lágrimas me caiam ao ver como estao mal distribuidas naquele pais vizinho, e agora vejo que é em muitas partes do mundo. Ali vi enormes extensoes para muito poucos e os povos ensardinhados em pequenas extensoes de cobertos de papelao e chapa, caminhos estreitissimos pelas varandas, planicies para os seus nepotes e a maioria escalando montanhas qual Brasil, ( e "Eles" dizem que o mundo está superpovoado__, mentirosos).
Sao "Eles" que manipulam a economia, o comercio, a politica, (talves tambem as guerras). Sao conhecidos, mas ninguem os chama pelo nome. Os outros sabem como actuam, mas muitas vezes dao-se conta quando já se deixaram enganar (nao sei se os fazem adormecer). Provocam as crises e as carregam às costas nossas.  Os nossos politicos se afiliam a "Eles" e, dado que sao nossos pais, nós ficamos netos d"Eles" ainda que nao o queiramos.
 Os Gregos perguntam: "Já e tempo de se irem embora?" E que tu respondes?

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Os comentarios sao bem-vindos.
Comente sempre que queira!