"NAO ESTOU DE ACORDO COM O QUE DIZES, MAS

DEFENDEREI ATÉ A MORTE TEU DIREITO DE DIZÊ-LO!"

EVELYN B. HALL (atribuida a Voltaire).



sábado, 14 de mayo de 2011

EU TAMBEM SOU POR MOÇAMBIQUE! POR QUE ME PERSEGUES?

Adquiri uma parcela de terra para usos afins, ergui construçoes__, e meu projecto è seguir erguendo sempre que puder__; porque a errosao estava avançada devido a inclinaçao do terreno e desgaste de muito haver sido usado, projectei e executei um repovoamento florestal que me custou muito sacrificio tanto em acçoes minimas como em estrategicas, e hoje o bosque està benificiando  a muita gente desfavorecida das comunidades circumvizinhas tanto em material de construçao como em combustivel para cozinha; enquanto cultivo uma parte outra deixei ao serviço dos camponeses do meio onde me encontro para nao se fazerem dependentes jà que a maioria è desempregada e luta para sobreviver; com muito sacrificio e vozes contrarias criei ambiente para laser a meninos e jovens e atè para adultos, em certos momentos, e criei iniciativas para iniciaçao no saber tecnico naquelas coisas que sei fazer: electrotecnia, serralharia mecanica, mùsica, alguma receita culinaria, informatica,...__ deixo claro que nao è que saiba muito, apenas gosto de compartir do que sei__...;  projectei uma unidade discografica de pequenas dimensoes: depois de pedir parecer do INAC (instituto nacional de audiovisuais e cinema) empreendi a ardua e penosa actividade de adquirir tudo o que exigiram em equipamento e condicionar o estabelecimento (avultada soma de dinheiro quase todo emprestado), depois de tudo pago e feita a vistoria aconselhou-se-me que começasse a trabalhar e, para ver a qualidade do trabalho que iria empreender apresentei o meu primeiro filme "EQUAASSUNI" que todos gostaram e aplaudiram e me encorajaram a continuar a trabalhar esperando pela licensa que me seria concedida dentro de um mes. Pus me a trabalhar sobretudo em musica audiovisual. Esperei por muito tempo e nunca mais chegou a licensa. Quando quis saber do INAC o responsavel marca uma hora e quando vou nao està e nunca regressa enquanto eu estiver__ là vao dois anos (è claro que hà muito tempo que nao vou porque estou fora faz jà um ano e agora estou seguindo minha saude que nao està bem).
Uma equipe dita a mando do presidente do municipio quis tirar parte da parcela do terreno, sem  prèvio aviso, para atender ulgumas necessidades do povo, esse mesmo povo que protestou em contra no dia em que, depois de um convite relampago, tivemops que reunir tais mandatarios, os pseudo-benificiarios e a vitima. Agora, enquanto estou longe, temporariamente, oiço dizer que alguem com papelada ida desde Maputo chuegou e colocou marcos dentro de um terreno demarcado hà mais de vinte anos.
Tratei o NUIT e fiquei um ano inteiro na lista de espera atè que me cansei de andar perdendo tempo e gastando dinheiro e combustivel.
Tenho projectos de construçao por ser aprovados numa propriedade da qual existe licença de uso e usufruto, mas è inutil toda a fadiga detràs da papelada.
Tenho papeis por remeter para um projecto de repovoamento florestal num terreno que jà està adquirido de boa fè e là vao muitos anos, mas jà começa a fadiga quando penso em fazer alguma coisa que poderia ser boa para esta terra porque parece que outros nao a vêem assim.
As vezes penso em deixar com eles fazer o que queiram, mas sinto que as contas do que eu nao fizer serao pedidas a mim__."Desgraçado de mim, ò Deus...". O digo em nome de todos aqueles que compartem o sentimento.
Quem poe todos estes empecilhos è um alguem como eu moçambicano; que quer o bem deste pais e quer o bem dos seus concidadaos __, julgo eu__. A pergunta è: "por que me persegue(m) tal(tais) concidadao(s)? Se todos somos deste e por este pais "por que, tu, nao me deixas andar?"·.

Se hà là uma pessoa que se interesse em dar o seu contributo em conselho, esclarecimento, e tudo que seja oportuno, aqui o tenho servido. A contar que ainda nao è tempo de ceder se nao de lutar atè...

1 comentario:

  1. Epressa gratidao minha, sr. Xicuana! Na vida, por muito empenhadas que sejamos, às vezers nescessitamos de alguem que reavive as nissas energias.

    ResponderEliminar

Os comentarios sao bem-vindos.
Comente sempre que queira!