"NAO ESTOU DE ACORDO COM O QUE DIZES, MAS

DEFENDEREI ATÉ A MORTE TEU DIREITO DE DIZÊ-LO!"

EVELYN B. HALL (atribuida a Voltaire).



jueves, 19 de mayo de 2011

Homenagem

Guardei silencio cumplice e agora jà basta! Vou abrir a boca para prestar homenagem a um homem que eu penso que merece__. Nao me interpretem mal: eu sou apartidario e nao tenho motivos politicos nem politicistas __. Sinto que merece e como qualquer outro lhe deve ser tributado:
__Lutou pela democracia;
__Lutou pela liberdade de expressao e de imprensa;
__Lutou pela liberdade religiosa;
__lutou, lutou, lutou... e venceu
Trouxe-nos a liberdade:
__para fazermos uma opçao politica livre;
__para falarmos e escrevermos o que se nos inspira (com respeito sim, mas sem o medo de outrora);
__para comunicarmos com o Mundo de Là que cremos que existe e nos espera e actua sobre nòs;
Enfim, quis que fossemos livres e agora temos a responsabilidade sobre essa mesma liberdade.
Um homem assim nao deve ser mal pago! E porque nao quero ter que responder à ultima hora por uma grande omissao, faço publica e expressa a minha gratidao__. Que, por favor, ninguem se sinta lesado: a todos nos gusta que se nos agradeça por aquilo de bom que façamos. A reciprocidade nos pede a que tambèm nòs agradeçamos aos que nos fazem bem ou fazem bem por nòs (quem nao o faz è um transtornado psicològico em estado grave).
Ao senhor Afonso Marceta Macajo Dlakama  minha devida gratidao. Quem possa faze-lo chegar  agradeço que o faça em meu nome.
Admiro-o: jurou em conservar e fazer preservar a paz e è fiel ao seu juramento nao obstante inumeras provocaçoes que lhe sao feitas__. Um grande exemplo em Africa e no mundo, se formos a olhar pelos factos que a historia nos oferece__. Isto de admirar a personalidades assim è caracteristico meu:
--admiro a moçambicanos como Maximo Dias que enquanto deputado sabia respeitar a causa do povo e extensivamente a todos auqeles que como ele se comnprota(re)m__ uma admiraçao que tinha pelo sr. Joaquim Alberto Chissano antes dos resultados eleitorais de 1999;
--admiro a africanos como Nelsom Mandela, Julius Nyerere, Kwame Nkrumah, Anuar Saddat e muitos outros como eles;
--admiro no mundo personalidades como Martin Luther King, Ghandi, Abraham Lincolim e muitos outros assim. Estes como figuras de renome.
 A Lista è muito larga nos "anònimos" de pè descalço, nos pouco populistas, nos abnegados em suas entregas ao serviço de um mundo mais humano.
A todos, todos, todos quanto trabalham por um mundo onde os homens possam ser irmaos vai a minha gratidao, admiraçao e simpatia.
E ao meu homenageado: Que Deus lhe Abençoe e nao esqueça quanto ele fez para os pobres sem voz desta terra, porçao deste planeta obra de Suas Maos.

A lei permite-me a liberdade de expressao! Mudem de mente e saibam respeitar a Lei. Nao me persigam, pois a ninguem ofendi e peço que nao se sintam ofendidos. Aprendam a ser objectivos!

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Os comentarios sao bem-vindos.
Comente sempre que queira!