"NAO ESTOU DE ACORDO COM O QUE DIZES, MAS

DEFENDEREI ATÉ A MORTE TEU DIREITO DE DIZÊ-LO!"

EVELYN B. HALL (atribuida a Voltaire).



viernes, 10 de junio de 2011

EM NOME DE QUEM!?

"ESTA É A VOZ DO POVO, NAO É ILEGAL"
cantavam os manifestantes do 15-M, movimento "Democracia Real Ya", na quarta feira, 08 de junho, ás portas da Câmara Baixa espanhola, quando, tentando entrar, foram barrados por um numeroso dispositivo policial.
Aqui transmitem alguma das mensagens muito proprias do seu "manifesto": "A VOZ DO POVO NAO É ILEGAL".
Muitas vezes usa-se a Lei para justificar as injustiças. Por causa de uma lei Nelson Mandela ficou 27 na prisao sem fundamento para tal; por causa de uma lei Ghandi cumpriu a cadeia injusta; por causa de uma lei muito em vigor na Espanha de entao a Inquisiçao levou à fogueira a centanas de cristaos; por causa de uma lei meus irmaos foram mortos na cadeia de Montepuez. Por causa de uma lei que uns poucos criam para seus interesses o povo é torturado, oprimido e massacrado sem que ninguém, por causa da lei (ou de sua ausência), possa intervir favoravelmente.
Por causa da lei se justificam arbitrariedades, se usam nossos filhos e irmaos a prestarem serviços contra um povo que é seu, se fundamentam iniquidades, se criam outros serviços que se chamam de "Lei e Ordem" e se lhes habilita até a criarem desordem para justificar a Ordem, ...
EM NOME DE QUEM essas leis que penalizam o povo!?
La vao vinte(20) anos, numa aula de Economia Politica tratando mesmo da lei o professor disse:
_ "A Lei sao normas de conduta traçadas pelo Estado cujo cumprimento é de caracter obrigatorio
A Lei_ continuou_ defende e pune". A seguir perguntou: "A quem defende e a quem pune?" A resposta foi como que unissona: "Defende aos que a respeitam e pune aos violadores". Ele disse-nos estarmos errados e a turma ficou sem mais alternativas para a satisfaçao do enigma. Por fim ele disse: "A Lei defende os que estao no poder e pune os que estao fora dele". Extranho à decima nona potencia para todos nós_uns adolescentes que pensavam que no mundo as coisas se guiassem pela rectidao e, ante os nossos "hummm! ish! nao senhor professor", ele manteve a sua posiçao e poucos dias depois trouxe para ACS a mesma pergunta dando por errado quem nao respondesse tal como ele havia dito_. Nao sei se recordas ó Abdurremane Abdul Samimo, Diana Matias, Madalena Napita Magalhaes III, Adelino Joao Namacorro Jamo ou alguem dos que foram colegas de turma? Se estais no poder, como caso de algum mencionado, me direis que nao, pois para isso é o poder: fomentar mentiras para tornar mais poderosos os que podem.
Naquela altura eu pensei sempre que o professor estivesse errado, mas isso nao foi suficiente para uma retirada de afeiçao para quem ele, sentimento este que se repetiu quando o vi em Janeiro último num dos estabelecimentos do Banco de Moçambique onde ele é funcionario.
Nunca tinha pensado que a mentira se pudesse fomentar e impor aos que nao a querem e até institucionalizar-se para combater a rectidao, o bom censo, o direito e a conduta honesta. Estava num sistema montado à base de mentiras e pensava que caminhar pela justiça era algo natural como a natureza mesma do ser humano.
Hoje começo a perceber por que é que se fala de justiça e se matam os justos, e se condena injustamente ao cidadao comum; porque algus se esforçam para aceder com grande peso aos orgaos de tomada de decisao e fazem tudo menos nada para serem eles a redigir e votar as leis que se devem fazer cumprir ainda que nao tenham nada a ver com a vontade do povo.
Eles sao filhos do Diabo(Joao 8,44). Porque "O Diabo foi homicida desde o principio" e quando mente o faz em seu proprio nome". Ele nao só é mentiroso, e também o "Pai da Mentira".
E agora, vejam onde estamos e saibam as armas que devemos usar!
Doravante, declara-se culpado todo aquele que reprimir a voz do povo_. Quem é o individuo ou grupo de individuos que se esquecem de todo um povo e se apegam em seus interesses numa terra que eles nao criaram (a todos nos pertence por dádiva ) e se querem te tudo assenhorar a vistas claras que o fazem sem direito a isso e condenam e matam e ficam impunes e justificam sua impunidade? E em nome de quem o fazem? (De seu Pai, é claro)_. Saiba-se e respeite-se: ESTA TERRA É DE NINGUÉM, ESTA TERRA É DE TODOS NÓS. Nada justifica, se nao a lei do inferno que nos impoem, que haja todas estas arbitrariedades. A VOZ DO POVO NAO É INJUSTA, DEVE SER OUVIDA!

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Os comentarios sao bem-vindos.
Comente sempre que queira!