"NAO ESTOU DE ACORDO COM O QUE DIZES, MAS

DEFENDEREI ATÉ A MORTE TEU DIREITO DE DIZÊ-LO!"

EVELYN B. HALL (atribuida a Voltaire).



viernes, 29 de abril de 2011

Problemas de Africa

O problema de Cabinda nao sao os cobindeses nem jazigos minerais que là se encontram;
O problema de Cabinda sao as armas em maos de regime de Luanda, ou de outrem.
O problema de Congo Kinshassa nao sao os diamantes de/com ou sem sangue nem os seus povos;
O problema de Congo Kinshassa sao as armas em maos de este/s ou daquele/s.
O problema de Sudao nao foi nunca o petroleo algures na regiao centro ou sul do pais nem sequer as terras ferteis de uma pequena parcela;
O problema de Sudao foram (e quanto persistir serao) as armas disseminadas pelo pais.
Os nossos problemas nem sempre o seriam se as armas se calassem,
Os nossos problemas nem sempre o seriam se nao houvessem homens armados que se confundem com senhores,
os nossos problemas teriam deixado de o ser nao HOUVESSE PODEROSOS ARMADOS:
pois nossos conflitos nem sempre chegariam a problemas se os arsenais nao estivessem a favor de uns,
se as armas nao defendessem interesses estomacais e nao de consciencia,
se aquele cujo poder consiste em sentir-se armado fosse cidadao como qualquer outro,
se tu e eu nos sentissemos iguais, equipados de simplicidade e senso comum,
se todos estivessemos desermados e valorassemos o dialogo...
Eu quero uma Africa livre, desarmada, fraterna, nao altiva e de todos.
Se vòs nao quereis, dai-me um cantinho nesa terra que è de todos nòs, respeitai a minha a minha liberdade como fazeis com muitas outras. Dai-me um, sò um cantinho para construir a Africa dos meus sonhos

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Os comentarios sao bem-vindos.
Comente sempre que queira!