"NAO ESTOU DE ACORDO COM O QUE DIZES, MAS

DEFENDEREI ATÉ A MORTE TEU DIREITO DE DIZÊ-LO!"

EVELYN B. HALL (atribuida a Voltaire).



viernes, 3 de abril de 2015

RENAMO, um arrimo insustentável?!

Arrimo significa “apoio, amparo, suporte, proteção, auxilio”.
E isso foi o que a população moçambicana, sobretudo os povos do centro e norte do país esperavam da RENAMO e de Afonso Dlakama sobretudo depois do desarbitrio de Satungira.
O partido, e sobretudo o seu líder, ficou sendo a esperança que alentava o povo na sua luta quotidiana para a recuperação da dignidade humana e de cidadania que lhe foi sendo usurpada pelo partido FRELIMO no poder.
Dlakama chegou de dizer, várias vezes e durante o acordo de cessação das hostilidades, que defendia os interesses do povo e combatia as assimetrias económicas regionais, _ e disse que nesse aspeto era válido o acordo.
O povo encontrou um suporte fiável e um homem forte diante de uma FRELIMO bárbara, assassina, usurpa-terras, priva-direitos, segregadora, monopolizadora do Estado, … e até irracional.
Apoiou-o durante a tentativa de assassinato movida por Armando Emílio Guebuza e seus capangas. Acolheu-o euforicamente quando saia vitorioso das matas; depositou nele seu voto nas urnas a 15 de Outubro. Exige que o governe após a evidente fraude eleitoral.
E isto tudo que bem abona ao líder também produz efeito em seu partido, mesmo sabendo-se que seus deputados, às vezes se prostituem com seus colegas de assento votando em benesses que aumentam o fosso entre as elites e as massas. Aliás, a confiança está depositada mais no braço armado que nos parlamentares.
A constante protelação da tomada de posse do candidato eleito acompanhada de seus discursos “apaziguador-promissores” já começam a desgastar a “sua gente” e as posições tomadas são diversas: os mais débeis prometem um desesperado adeus ao líder e ao seu partido; os que podem usam de críticas abertas; os combatentes se manifestam impacientes e estão dispostos a soluções do tipo “morra Sansão com toda gente”; muitos jovens estão esperando por alguma oportunidade de novo enfrentamento militar para combater contra a FRELIMO.

Se Dlakama e seu partido não conseguirem sustentar a expectativa, diviso, _queira Deus que eu me engane_ um porvir acre para a pérola do indico. E esse futuro resulta da conjugação da intolerância da FRELIMO e da inoperância da RENAMO. 

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Os comentarios sao bem-vindos.
Comente sempre que queira!