"NAO ESTOU DE ACORDO COM O QUE DIZES, MAS

DEFENDEREI ATÉ A MORTE TEU DIREITO DE DIZÊ-LO!"

EVELYN B. HALL (atribuida a Voltaire).



miércoles, 15 de abril de 2015

Filipe Nyusi em falsete.


Falsete e’ um termo que se usa na linguagem musical. Vem da palavra “falso”. Embora parece um diminutivo e’ um falso real. Usa-se quando as vozes masculinas graves tentam imitar as (vozes) de mulheres ou de crianças. (você já imaginou?!)
Ainda não deu três passos e já se arrependeu da sua primeira glória, a saber, o dialogo com o líder da RENAMO.
Numa entrevista aos jornalistas em Gaza, Filipe Nyusi disse: "O povo acha que foi bom termos falado [nos encontros entre o chefe de Estado e o líder da Renamo], mas, para mim, não foi bom porque não chegámos a conclusões para ultrapassar este assunto".
O povo acha que foi bom, mas para mim não foi bom. Esta’, aqui claro que há duas percepções adversas: Povo e Filipe Nyusi. Pelo que transparece há dois polos e o primeiro deve receber a carga do segundo, neste caso, o universo ao elemento.
Na mesma entrevista Filipe Nyusi continua: "Nós estamos a fazer tudo para encontrar soluções para este problema, mas estas soluções não podem violar a Constituição. Eu jurei defender a Constituição da República".
Apreciações:
1ª - Usando postura contundente: _ se Filipe Nyusi jurou defender a Constituição, então reponha a verdade constitucional sobre a sua ascendência a presidência e diga: ‘em nenhum momento a constituição permite que se validem resultados eleitorais sem os editais dos votos, sendo assim eu não sou presidente eleito’. e decida entre abdicar do cargo ou convocar eleições antecipadas _ coisa esta também de que não teria legitimidade, se atermo-nos ao seu legalismo.
2ª - Conta-factos: Filipe Nyusi que jurou defender a Constituição comanda ataque as hostes da RENAMO em Guija. Um acto anticonstitucional grave.
3ª - Pré-leitura: Nyusi adianta que “não foi bom por não se ter chegado a conclusões”, conclusões essas que “não violem a Constituição”. O que leva a ele dar seu veredito “ não foi bom” se nenhuma conclusão foi dada e o processo esta’ ainda em curso (e esta’ sendo atrasado pela Bancada do seu partido no Parlamento)?
Pode parecer que Filipe Nyusi tentou enganar a Afonso Dlakama. Visto que este ultimo já estava a portas de concretizar suas promessas, ele procurou diverti-lo para retardar enquanto se preparava. Se assim fosse, já teria conseguido e bem, pois ‘Dlakama engoliu a isca’ e o tempo dilatou por tempo indefinido. A ser este o espirito de Nyusi, poder-se-ia deduzir, com poucas margens de erro, de que teria preparado a jogada com seu partido e teriam acordado em remeter Dlakama e sua proposta ao Parlamento de onde seria chumbada por inconstitucionalidade e deixar DLAKAMA, RENAMO e o POVO arrasados debaixo da Constituição, enquanto ele e seu partido passeiam a sua classe por cima da mesma. _ Aqui se poderia enquadrar a morte do visionário Gilles Cistake, que estava trazendo luz para se visualizar o enquadramento do pedido de Afonso Dlakama na Lei mãe.
De facto Nyusi foi calculista e sorrateiro. Ao princípio, tudo foi feito com aprumo humano: o homem que jurou respeitar a constituição saiu sem casaco nem gravata a procura de seu colega e sentou e conversou com ele em ambiente familiar para tratar assuntos da nação. Depois de haver consigo figurar como interessado pelo povo e angariado muitos elogios, partiu para a sua segunda façanha: arrancar o poder ao seu tutor e artista de sua estatura politica, o senhor que entrou patrão e saiu pato-rã-reu. Vencida esta batalha voltou a fazer um ensaio bélico com as perdizes: escamoteou os observadores atentos e deu o cargo de observação aos seus tios do Zimbabwe e, não havendo quem pudesse observar, abriu fogo contra seu adversário. Só que: a perdiz não e’ dorminhoca.
Foi depois de uma derrota militar e de afirmação de Afonso Dlakama de que com ou sem aprovação do Parlamento a proposta se iria implementar, _ depois de perceber que a sua ginástica poderia não ser confortável -, que cai na conta de que “não foi bom ter-se encontrado com o Líder da RENAMO”, que não se deixa nem enganar nem vencer.
A mim já me faz perceber que Filipe Nyusi não tem voz própria e canta como voz emprestada. Alias Nyusi e’ continuador de Guebuza e seus antecessores, o construtor do quinto piso desse edifício em que nos puseram a morar desde 1975.
Se não fossem considerações de marco ôntico eu intitularia “FILIPE NYUSI FALSETA” e não Filipe nyusi em falsete. Nesse caso estaria dizendo que Filipe Nyusi e’ falso e desleal, mas não tenho autoridade de classifica-lo assim.


P.S. Vejo um Filipe Nyusi em pé e aprumado, com os braços erguidos segurando um livro, “A Constituicao”, o pais a arder, as pessoas a morrerem, com uma violência brutal e a economia a desmoronar-se. Ele imóvel, defendendo a Constituição que jurou respeitar.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Os comentarios sao bem-vindos.
Comente sempre que queira!