"NAO ESTOU DE ACORDO COM O QUE DIZES, MAS

DEFENDEREI ATÉ A MORTE TEU DIREITO DE DIZÊ-LO!"

EVELYN B. HALL (atribuida a Voltaire).



jueves, 12 de enero de 2012

Há quem defende África "da invasao do Ocidente"

Há quem defende África  "invasao do Ocidente"
Para essa gente tudo o que do vem de lá, à excepçao das doaçoes que vao parar nas maos de certos açambarcadores, é nocivo. Esses até condenam o apoio as maiorias privadas de seu direito à liberdade por certas elites governativas do continente: nao lhes importa que uns poucos se apoderem de maior parte  da nossa riqueza, ainda que esteja "depositada" lá mesmo no ocidente e a dar ganho também aos ocidentais. Estou de acordo que como principio geral "os problemas de Africa tenham que ter soluçoes africanas", mas isto nao tira que os africanos, em caso de necessidade tenham que estender a mao a quem quer que seja, incluindo o ocidente. África é nosso continente: de todos nós africanos e com espaço para os nao nasceram aqui e, por isso, todos temos os mesmos direitos, os mesmos deveres e as mesmas obrigaçoes.
Descolonizar Africa nao basta para dizer que somos livres: faz-se necessario democratizá-la, criar oportunidades para todos govrna-la com espirito recto e aceitar a vontade popular expressa tanto em urnas como de outras formas que ainda que nao legalizadas possam de gozar de legimidade a menos casuistica.
Africa é de todos nós: em Angola todos os angolanos, inclusive o povo de Cabinda devem ser ouvidos; Zimbabwe nao é de Mugabe; a bandeira moçambicana nao tem somente a cor vermelha;...

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Os comentarios sao bem-vindos.
Comente sempre que queira!