"NAO ESTOU DE ACORDO COM O QUE DIZES, MAS

DEFENDEREI ATÉ A MORTE TEU DIREITO DE DIZÊ-LO!"

EVELYN B. HALL (atribuida a Voltaire).



domingo, 29 de septiembre de 2013

O ASSALTO A RESIDENCIA DO PROPRIETARIO DO BLOG "Africa Stand Up"


uma da madrugada do dia 18 de Setembro um forte efetivo de presumíveis ladroes em calada da noite se cerca a propriedade onde se encontra residindo, em Nampula, o dono do blog Africa Stand Up. Apercebendo-se de presenças estranhas alguém avisa a Dolores passava algo raro no quintal da parte de trás. Desperto, faz desde a janela uma sondagem e se fazia ouvir um murmurio baixo mas de muitas vozes.
Quis alerta-los que estava desperto e então começou a batalha: uma ordem foi dada para se apertar o cerco o mais rápido possível e não deixar escapar. Um homem vestido a preto e com uma catana fez-se debaixo da janela do quarto onde ele se encontrava em quanto outros _ alguns adolescentes _ corriam contornando o edifício. Enquanto isso, as portas iam sendo estrondosamente arrombadas e partidas (par aquelas que não se abriam facilmente). La dentro do claustro, apos terem entrado era grito por aqui e por ali: "onde esta', para onde escapou. A casa foi vasculhada o mais rápido possível. O quarto passado a pente fino, papel espalhado, tudo examinado. Electrodomésticos foram poupados, a excepção dos que fossem novos ou não comuns na praça. Tudo que tenha a ver com informatica e maquinas de filmar e fotográficas foi dos alvos preferidos. Dinheiro, isso e' o que provavelmente buscavam foi caçado e levado.
Vinte minutos depois de term saído a policia, que tinha sido solicitada logo apos os primeiros sinais da presença de gente estranha, se faz presente: lira e retira-se.
Deus fez-se presente no lugar, pois só por milagre ninguém, dos ocupantes da casa, foi localizado!
Eu estava la', ouvi tudo o que falavam, vi alguns deles!

domingo, 8 de septiembre de 2013

Mutilações dentarias, um problema de saúde de que ninguém faz caso

Organizações e individualidades há que se dizem preocupadas com questões de saúde e tão preocupadas que até se assanham a questões que têm a ver com componentes culturais e/ou costumeiras como tatuagens ou incisões no rosto ou outras partes do corpo, mas que não são muito preocupantes em sua incidência na saúde do corpo. Preocupante para mim é que não falam nunca de uma pratica que é comum nas unidades sanitárias do terceiro mundo: a extracção de dentes. Um odontologista desabafou dizendo que aquilo é uma mutilação e se ele faz é porque sente-se obrigado, mas o normal não seria extrair-se o dente sempre que tenha problemas. Segundo ele o dente teria que ser tratado convenientemente e só cairia na velhice. Dentre outras consequências que ele se referiu sobre um dente extraído é a susceptibilidade ao desequilíbrio dos outros laterais _ não quero mencionar muitas outras uma vez que acredito sabidas pois dificilmente haverá quem não tenha alguém com dente extraído entre seus parentes e/ou relativos.
Diz-se muito caro tratar de um dente: um mínimo de 500,00mts (ao redor de USD 17,3), e de facto é caro.
No entanto há coisas bem caras e de pouca utilidade em que as organizações e pessoas se ocupam: são caras as despesas militares; é caro o conforto e o laser dos camaradas; são caras as manobras para recuperar os territórios em mãos da oposição; caro o vencimento mensal dos PCAs das empresas públicas ou comparticipas pelo Estado; caríssimo e pesado a presença de multinacionais que operam, aqui, com incentivos fiscais. Com o dinheiro provindo da contribuição fiscal destas últimas se sanearia todo este problema (de falta de “kits” para “chumbar” os dentes – solução adequada para tratamento de dentes) e muitos outros, e ainda nem seriamos mendigos eternos para o Orçamento do Estado.
De muita coisa fútil muita sensibilidade; de coisas sérias nem sequer interesse: Onde estão os que têm a obrigação de garantir o bem-estar do cidadão? E essa gente que combate contra tudo o que é problema de saúde do corpo humano (até lutam contra a pratica de ritos de iniciação) porque não faz menção disto? Se é mesmo por ser caro o tratamento, porque não conversam com aqueles que são patrões dessas multinacionais que operam aqui e os sensibilizem a contemplar o caso nas suas responsabilidades sociais?
Será tão caro como não chegue para ser coberto com o custo da madeira que sai daqui para o exterior? É para não mastigarmos a carne que nos vai proporcionar o PROSAVANA?

Se houvesse consciência clara disso ao menos se fariam campanhas ou programas de sensibilizacao sobre o problema que isso e, e, porque não, inclusive nas  presidências abertas _ de onde poderia se retirar algum helicóptero e o dinheiro poupado ser empregue nesta área, mesmo que apenas fosse para mostrar boa vontade.