"NAO ESTOU DE ACORDO COM O QUE DIZES, MAS

DEFENDEREI ATÉ A MORTE TEU DIREITO DE DIZÊ-LO!"

EVELYN B. HALL (atribuida a Voltaire).



jueves, 12 de enero de 2012

Há quem defende África "da invasao do Ocidente"

Há quem defende África  "invasao do Ocidente"
Para essa gente tudo o que do vem de lá, à excepçao das doaçoes que vao parar nas maos de certos açambarcadores, é nocivo. Esses até condenam o apoio as maiorias privadas de seu direito à liberdade por certas elites governativas do continente: nao lhes importa que uns poucos se apoderem de maior parte  da nossa riqueza, ainda que esteja "depositada" lá mesmo no ocidente e a dar ganho também aos ocidentais. Estou de acordo que como principio geral "os problemas de Africa tenham que ter soluçoes africanas", mas isto nao tira que os africanos, em caso de necessidade tenham que estender a mao a quem quer que seja, incluindo o ocidente. África é nosso continente: de todos nós africanos e com espaço para os nao nasceram aqui e, por isso, todos temos os mesmos direitos, os mesmos deveres e as mesmas obrigaçoes.
Descolonizar Africa nao basta para dizer que somos livres: faz-se necessario democratizá-la, criar oportunidades para todos govrna-la com espirito recto e aceitar a vontade popular expressa tanto em urnas como de outras formas que ainda que nao legalizadas possam de gozar de legimidade a menos casuistica.
Africa é de todos nós: em Angola todos os angolanos, inclusive o povo de Cabinda devem ser ouvidos; Zimbabwe nao é de Mugabe; a bandeira moçambicana nao tem somente a cor vermelha;...

lunes, 2 de enero de 2012

Que Bom ter Você ai!

Entro em um ano novo, carregado!
Foi muito bom para mim ter caminhado consigo durante o ano de 2011, ano marcadamente distinto de muitos outros na historia global, de ‘Africa, de Moçambique e pessoal minha.
Sua presença desse lado foi tao marcante como o “despertar” do Norte de Africa ou a dita “primavera Arabe”; emocionante como o discurso de tomada de posse de Manuel de Araujo como novo edil _ desculpe, nao se ofenda por sua tendencia partidaria, eu nem sequer tenho partido_;  de nao esquecer  como me lembrarei sempre sempre da etraccao da  quarta parte do meu figado…
Muita coisa começou no ano findo e, como parte dela começou nosso relacionamento por este meio  você e eu. Esse relacionamento que espero que continue, se for sua preferencia, e para qual lhe peço perdao por aquilo que nao foi do seu agrado, ajuda e  conselho para melhorar, e expresso gratidao por se ter posto a partilhar comigo as inquietaçoes, propostas, ideias, pulsar do coraçao e muito mais.
Conto consigo, em lhe insister que continue e rezo para que Deus lhe dê as mais abundantes bênçaos em 2012.
Carinhosamente, bem vindo a este novo degrau na ascençao da vida!
Cordiais Saudações!