"NAO ESTOU DE ACORDO COM O QUE DIZES, MAS

DEFENDEREI ATÉ A MORTE TEU DIREITO DE DIZÊ-LO!"

EVELYN B. HALL (atribuida a Voltaire).



domingo, 28 de agosto de 2011

O CUSTO DO NUIT “GRATUITO”



Não foi demasiado longa a “bicha” de espera pelo atendimento, quando cheguei à secção das finanças onde tinha de ser atendido para tratar da aquisiçao do número unitario para a identificação tributaria nem sequer foi complicado fazê-lo: apenas apresentei a identificação exigida e preenchi o formulario requerido, e foi-me dito que estava tudo conforme e, dentro daquela mesma semana receberia o meu NUIT.
Ao dia indicado aoresentei-me e disse por que viera. Quem me atendeu vasculhou um pouco os papeis em sua secretária e disse-me que “ainda” nao estava emitido. Por fim acrescentou: “volta amanhã”. Fui de novo, ela já nao se lembrava e tive que recordá-la.
O mesmo exercicio e as mesmas palavras se repetiram. Semana ida, semana vinda mesmo cenário.
Ausentei-me por intervalo de mais de nove meses e, quando regressei, quis saber a que ponto de situação andava o processo. Desta vez, a funcionaria, depois de me pedir a identificação, olhou para o “sistema” que demorava a responder e, segundo ela, tinha caido, e por fim me aconselhou a tratar de novo porque o primeiro nunca saia emitido.
Acedi e preenchi os formulários e, no acto de entrega, assegurou-se-me que era questão dce dois dias e teria NUIT.
Fui andando e, de novo, o “volta amanhã” ficou a ser a frase de despedida entre a funcionária do Estado e pacato cidadão.
Nos últimos dias a bicha tem se alongado, nao tanto das pessoas que o vão requerer, sim dos que, como eu voltam para ver se já foi emitido. Alguém expressou sua má disposição pela situação dizendo que vinha do distrito e era despendioso ter que ir e vir sempre sem a devida satisfação. Outros compartilharam dos seus sentimentos. Num cálculo aproximado, eu teria gasto mais de 300 (trezenos) meticais de ir e vir detrás do NUIT , vivo a 15 (quinze) kilómetos e custa-me 30 (trinta) meticais a viagem completa, pelo que pode não ser exagerado o desabafo deles.
Cansado de andar e tanto combustivel e energia física e tempo sub ou mesmo mal aproveitado desisti_, melhor tive de ausentar-me por mais de cinco meses.
Consultei a pessoas conhecidas que haviam se interessado em adquiri-lo e muitas delas desistiram também.
Mas o NUIT  é necessario, é obrigatorio, é condicionante tanto para o Estado como para o cidadão. A iniciativa de gratuidade para a sua obtenção é plausivel. Eu estaria muito grato se fosse mesmo gratuito e em nada despendioso. Talves haja quem partilhe comigo o sentimento e a opinião.
Se se aceitam propostas de cidadaos não influentes, eu proponho que deixemos os nossos contactos/endereços à hora de requeré-lo e, logo que esteja emitido e ao dispor, se nos comunique para ir buscá-lo.
Há continuar a situação  pode fazer parecer que haja pessoas a quem se pode passar este “documento” e outras a quem esteja vedado a sua obtenção e isto corroboraria as afirmações de muitos segundo as quais faz-se necessario ter u ma cor partidaria para ter facilidades no Estado. Então darika para concluir quer que o Estado está ao serviço dos que se deixam levar por aqeles que a nação com uma única cor, a do seu partido, e isto não é nem construtivo nem produtivo nem edificante.
Não menosprezo os esforços daqueles que trabalham “formalmente” para o bem nosso, mas se aceitam sugestões, velem e zelem mais neste e noutros aspectos pois se o cidadão nãp se sentir servido será mais dificil convencê-lo a empenhar-se a contribuir grandemente para o bem comum. Mais ainda, pelo mecanismo defensivo de generalizaçao podem fazer-nos chegar de fugir da água morna uma vez escaldados, aliás já está sendo sabido que o barato mais caro é__, talvés o gratuito será insuportavel.