"NAO ESTOU DE ACORDO COM O QUE DIZES, MAS

DEFENDEREI ATÉ A MORTE TEU DIREITO DE DIZÊ-LO!"

EVELYN B. HALL (atribuida a Voltaire).



domingo, 24 de julio de 2011

ESTES LIDERES NAO APRENDEM

Muitos deles continuam a tendencias totalitarias que a Historia julgou e condenou de desumanas (embora eles venham com discursos de benificiencia).
Os ha que continuam ordenando que se mate a pessoas inofensivas e, quando muito criminosas, que nexigem pacificamente os seus direitos basicos_, mesmo sabendo que por isso outros que ja foram lideres como eles foram julgados e condenados ou ainda estao em julgamento.
Outros ha` que juram que nao descerao do trono sem ignorarem de outros tantos que tambem juraram igual, mas nao foi como eles pensavam_, talves como diziam, pois "nao desceram", mas foram "descidos", tirados contra sua vontade (e os ha' ainda em processo de serem abaixados).
Alguns se tornam ate' criminosos e se empenham a justificar seus crimes em nome do povo que democraticamente os votou_ ja' que os processos democraticos consistem em escolher pessoas e nao seus manifestos eleitorais_ mesmo sendoo mesmo povo que os diga que nao e' por ai onde quer que seja levado, e nao se lembram de quantos foram aclamados ao subir, mas depois passaram para a memoria como malfeitores.
Ha' muito que discursos ja' deixaram de ser uma forma politica de lidar com o povo_todos sabemos que "palavras bonitas nao enchem o celeiro"_, mas os ha' que passam o tempo desenhando estrategias de bem discursar, talves para ser bem ouvidos.
Sao pessoas que conhecem o passado e o presente, mas seguem_nao sei se instintivamente ou nao_ os mesmos caminhos de outros como eles que ja' foram "chumbados". Estaraoapostados a ser reprovados como eles ou entao e' que "nao aprendem"?